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Quatro opções de pequeno-almoço saudável para começar bem o dia

Começar o dia com um pequeno-almoço saudável pode impedir que coma mais tarde guloseimas pouco saudáveis. Comece com essas recomendações de alimentos saudáveis para o pequeno-almoço, incluindo deliciosas receitas de smoothie e omelete para você anotar!



Quais alimentos para o pequeno-almoço são bons para os dentes?


Depois de comer, os restos de alimentos e as bactérias se acumulam nos dentes, produzindo ácidos que podem causar cárie dentária. Os carboidratos simples encontrados em alimentos não saudáveis para o pequeno-almoço e alguns tipos de frutas podem causar o aumento do acúmulo de ácido nos dentes. É por isso que cereais integrais com baixo teor de açúcar, smoothies saudáveis e as outras recomendações desta lista são melhores opções para os dentes.


Quatro alimentos para o pequeno-almoço benéficos para os dentes


Alguns alimentos podem neutralizar os ácidos nos dentes. A oferta desses alimentos benéficos para os dentes no pequeno-almoço ajuda a protegê-los contra ácidos e bactérias. Entre eles, podemos citar nozes, maçãs e peras. Você pode adicionar nozes, maçã e pera às seguintes opções de alimentos para o pequeno-almoço:


  • Cereais integrais, com pouca ou nenhuma adição de açúcar;

  • Smoothies;

  • Iogurtes;

  • Omeletes.


Comece o dia comendo cereais integrais com baixo teor de açúcar


Os cereais integrais com baixo teor de açúcar são uma opção rápida e saudável para o pequeno-almoço. Infelizmente, às vezes não é tão óbvio diferenciar os cereais saudáveis dos não saudáveis e você pode se deixar enganar. Verifique no rótulo a quantidade de açúcares adicionados, procure por cereais que listam primeiramente grãos integrais e tenha cuidado com cereais com alto teor de gordura e sódio. Pode adicionar leite vegetal, desnatado ou orgânico e frutas frescas aos seguintes cereais servidos quentes:


  • Flocos de aveia ou farelo de aveia caseiro;

  • Quinoa;

  • Papa de trigo;

  • Triguilho.


Smoothies nutritivos de frutas


Os smoothies são opções deliciosas para o pequeno-almoço. Os mais saudáveis combinam frutas, gorduras saudáveis, proteínas e fibras.


  1. Leite semi-desnatado, leite de soja, leite de amêndoa, chá verde frio ou iogurte;

  2. Frutas congeladas, como frutas vermelhas, pêssego ou banana;

  3. Uma colher de proteína em pó ou sementes de chia ou de linhaça;

  4. Verduras, como espinafre (você pode se surpreender com o sabor adocicado do smoothie, mesmo com a adição de verduras!);

  5. Gelo triturado;

  6. Bater e servir.


Iogurte para um pequeno-almoço rápido em qualquer lugar


Uma porção de iogurte simples ou iogurte grego pode ser um pequeno-almoço rápido se você estiver na correria. É rico em cálcio e probióticos que podem manter o sistema digestório saudável. Você pode preparar seu iogurte matinal com várias coberturas e deixá-lo mais saudável e nutritivo:


  • Nozes;

  • Sementes de chia ou de linhaça;

  • Frutas fatiadas;

  • Granola.


Omeletes fartas e ricas em proteínas


Se você tiver tempo para um pequeno-almoço quente, os ovos são ricos em proteínas. A proteína auxilia o organismo no fortalecimento dos músculos e ossos e fornece bastante energia para dias agitados. Uma pequena quantidade de queijo, legumes fatiados e verduras pode transformar os ovos em uma omelete farta. Se você estiver monitorando as calorias, não deixe de contar a quantidade de queijo e outras coberturas que coloca no prato. O queijo pode representar uma boa parte da gordura e do colesterol recomendados diariamente.


A receita abaixo é para uma omelete saudável e bem recheada de legumes. Mas seria bom variar um pouco misturando estes alimentos ricos em cálcio.


Ingredientes:


  • 2 ovos inteiros ou 4 claras de ovo;

  • 2 colheres de sopa de leite semi-desnatado;

  • 2 colheres de sopa de brócolos;

  • 2 colheres de sopa de cogumelos fatiados;

  • 4 colheres de sopa de queijo muzarela com baixo teor de gordura;

  • Óleo de cozinha para untar;

  • Utensílios de cozinha.


Modo de preparo:


Esse prato cozinha rapidamente, portanto, prepare tudo antes de colocar no fogo.


  1. Corte os brócolos em cubos pequenos de aproximadamente 6 mm e reserve. Os brócolos é naturalmente rico em cálcio, mas cozinha lentamente, por isso pedaços pequenos funcionam melhor em pratos que cozinham rapidamente.

  2. Misture os ovos e o leite até que a mistura pareça levemente espumosa ou borbulhante.

  3. Unte a frigideira ou uma panela com óleo de cozinha e coloque em fogo médio no fogão. Quando estiver quente, despeje a mistura de ovos e leite na panela e levante-a cuidadosamente afastando do fogo.

  4. Vire delicadamente a panela para que mistura de ovos cubra seu fundo e coloque-a de volta no fogão.

  5. Quando a superfície da omelete começar a ficar firme, jogue os pedaços de brócolos e cogumelos. Deixe a omelete no fogo até que os ovos estejam completamente fritos. Se você tiver um termómetro culinário, verifique se o centro dos ovos atingiu a temperatura interna de 73 graus ou mais.

  6. Espalhe o queijo sobre uma das metades da omelete.

  7. Use uma espátula para dobrar o lado da omelete sem queijo sobre o lado com queijo.

  8. Sirva seu pequeno-almoço com uma fatia de torrada de trigo integral, um copo de leite frio, seu suco de frutas favorito ou frutas frescas da estação.


Você pode aumentar suas opções de ideias para um pequeno-almoço saudável fazendo pequenas mudanças na sua alimentação. Só não se esqueça de escovar os dentes e usar o fio dental depois de saborear sua saudável refeição matinal.


Cuide dos dentes após o pequeno-almoço


Tome cuidado para não deixar seus dentes ou o hálito impregnados pelo pequeno-almoço. Logo depois de comer, escove os dentes por pelo menos dois minutos para remover as bactérias e a placa bacteriana e para prevenir a cárie dentária. O pequeno-almoço pode ser uma refeição deliciosa e interessante quando você tem várias opções para personalizar e adicionar sabores diferentes. Seu dia começará com uma refeição saudável e gostosa e com os nutrientes de que seu corpo precisa!


Fonte Colgate

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