Search

Como acabar com manchas pretas nos dentes



Um sorriso branco perolado é sinal de boa higiene bucal, mas você pode notar manchas nos dentes mesmo com os melhores cuidados. Embora seja verdade que maus hábitos de higiene podem resultar em manchas, a culpa pode não ser da sua rotina de cuidados bucais. Mesmo alguém que escova os dentes e usa fio dental regularmente pode notar manchas escuras, dependendo do seu estilo de vida e alimentação. Entender o que causa as manchas escuras pode ajudá-lo a detê-las na fonte e trazer de volta seu sorriso branco brilhante.


Causas das manchas escuras


Se você tiver manchas escuras nos dentes, é preciso analisar as possíveis causas antes de descobrir como se livrar delas. O tabagismo e o consumo de café, chá e bebidas alcoólicas podem causar manchas nos dentes. Outras causas podem ser a má higiene bucal e o acúmulo de tártaro. A Cleveland Clinic ressalta que alguns medicamentos ou doenças podem afetar a coloração dos dentes, e que os dentes podem ficar mais escuros com a idade.


Se seus hábitos estiverem contribuindo para as manchas (como o tabagismo), é provável que você possa resolver o problema por conta própria. Se seus dentes estiverem manchados devido a uma infecção, um medicamento ou sua idade, você precisará conversar com o dentista sobre as opções de tratamento. É sempre uma boa ideia consultar o dentista se estiver preocupado com a aparência dos dentes.


Identifique o problema


A mudança de hábitos pode eliminar manchas nos dentes relacionadas à alimentação ou ao estilo de vida. Se você fuma ou masca tabaco, tente abandonar esse hábito e veja como a mudança beneficiará seus dentes. Se você toma café diariamente, tente usar um canudo para evitar o contato da bebida com os dentes ou enxágue a boca com água após cada xícara.


A má higiene bucal também pode contribuir para as manchas nos dentes, portanto, reveja sua rotina atual. Não deixe de escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, usar o fio dental uma vez ao dia e consultar o dentista para avaliações regulares. O dentista pode identificar pontos de cárie e ajudá-lo a manter os dentes limpos e brilhantes.


Renove seu sorriso


Depois de solucionar a causa das manchas escuras, é hora de se dedicar à limpeza dos dentes para renovar seu sorriso. A boa notícia é que se as manchas estiverem na superfície dos dentes, elas provavelmente poderão ser removidas. A primeira coisa a fazer é marcar uma consulta com o dentista para uma limpeza profissional. O profissional pode usar um dispositivo ultrassônico e instrumentos de limpeza para remover as manchas escuras e o tártaro dos seus dentes.


Você também pode experimentar um creme dental branqueador com ingredientes como peróxido de hidrogênio para clarear seu sorriso. Mas lembre-se que manter o mesmo comportamento que causou as manchas escuras provavelmente resultará em manchas futuras; por isso, sempre elimine primeiro a origem do problema.


As manchas escuras podem fazer você se sentir mais preocupado com seus dentes, mas elas não precisam ser permanentes. Abandonar os maus hábitos, adotar uma rigorosa rotina de higiene bucal e seguir as recomendações do dentista ajudará você a eliminar as manchas e a ter um sorriso mais branco.


Fonte: Colgate

9 views0 comments

Recent Posts

See All