Search

Aparelho invisível: os prós e contras


O aparelho invisível veio oferecer uma hipótese de tratamento inovadora, eliminando a necessidade de utilizar os materiais habitualmente associados aos aparelhos convencionais, como brackets, arcos metálicos ou elásticos. Se já ouviu falar deste tratamento, mas ainda não decidiu se é a solução para si, conheça aqui as suas principais vantagens e desvantagens.

Vantagens do aparelho invisível


Invisível: Trata-se de um aparelho transparente, sem arcos ou brackets e, por isso, bastante difícil de ser visto. Dessa forma, poderá sorrir e comunicar com maior confiança.


Maior conforto: O aparelho invisível foi criado para se ajustar na perfeição aos seus próprios dentes, esta opção elimina o desconforto causado pelos brackets dos aparelhos tradicionais e causa menos dores ao Paciente.


Mais fácil para comer: Uma vez que deve ser retirado para comer, o aparelho invisível não implica restrições alimentares e evita o embaraço de ficar com detritos alimentares presos nos arames, um inconveniente do tratamento tradicional.


Melhor higiene: Por ser removível e não apresentar os componentes que habitualmente causam retenção de alimentos, o aparelho invisível permite uma limpeza normal dos dentes e o uso de fio dentário do modo comum. Para além disso, os próprios alinhadores também são bastante fáceis de higienizar.


Permite branqueamentos: Contrariamente ao aparelho convencional, o aparelho invisível torna possível a realização de branqueamentos dentários de forma segura, durante o tratamento.


Evita rejeições ou inflamações: O aparelho invisível pode ser particularmente útil para os Pacientes que são intolerantes aos metais usados nos aparelhos tradicionais, evitando também cortes e a inflamação dos tecidos orais nesse processo.


Desvantagens do aparelho invisível


Exige disciplina: Por ser removível, o aparelho invisível também exige uma responsabilidade acrescida por parte do Paciente, que deve saber cuidar bem do alinhador, retirando-o nas alturas adequadas e higienizando-o corretamente.


Algum desconforto inicial: No início, tal como em qualquer tratamento ortodôntico, os alinhadores podem causar alguma pressão nos dentes, para desencadearem o seu movimento. No entanto, este incómodo costuma ser progressivamente menor, à medida que o tratamento avança.


Pode afetar a fala: Assim como nos restantes tratamentos, inicialmente, o Paciente pode demorar algum tempo a habituar-se ao aparelho invisível, afetando ligeiramente a sua fala. No entanto, essa dificuldade costumar desaparecer rapidamente.


Um pouco mais caro: Ainda que o custo exato dos tratamentos com aparelhos dentários dependa de vários fatores (como o tipo escolhido e a sua duração total, por exemplo), os aparelhos invisíveis ainda são mais caros do que os tradicionais.


Atualmente, existem várias soluções de Ortodontia que se podem adaptar às suas expetativas e ajudar a garantir um Sorriso perfeito.


Fonte: OralMed


18 views0 comments

Recent Posts

See All